Olá pessoal,há pouco terminei de instalar um cooler (ventoinha)de computador de 8cm sobre o RR da moto,de acordo com as dicas do colega Rinaldo Hirai postadas aqui no Forum. Uma maravilha,resfria e MUITO BEM o RR.Basta girar a chave de ignição que ela aciona,pois é alimentada pela fiação do farol principal(lampada 55W).
Recentemente,ao inspecionar com uma lanterna embaixo do tanque da moto encontrei um dos conectores do RR praticamente "torrado", entre seus terminais,especialmente os dois paralelos.O de cima até estava em melhor estado não chegou a ser tão afetado.Resolvi fazer essa inspeção detalhada pois o fusível geral de 30A da moto vinha abrindo de vez em quando.Algumas vezes,usava a moto e ao chegar em casa ele abria.Sorte minha não ter tido aborrecimentos em viagem, a noite e com a chuva e os frios de Curitiba!Bem,imediatamente tratei de substituir o conector torrado(o de três vias,
com fios amarelos que vão até o estator)por outro(não encontrei o mesmo tipo,achei um preto de quatro vias que usa o mesmo tipo de terminais de encaixe por dentro (cobre),mas só usei três vias para manter a continuidade em cada fio.Ficou bom, não esquenta mais,contatos bem firmes,dei até um pontinho de solda junto ao fio,dentro do terminal para maior contato e mais firmeza.Até aqui tudo bem.Mas,ao seguir as dicas do Rinaldo desconectando o conector original de dois fios(verde e vermelho)que sai do RR(e que vai para os novos fios sugeridos(preto ao negativo, e vermelho ao positivo,com um fusível de 30A em série ao vermelho)e que são de maior bitola(3,5mm),começa minha dúvida e meu receio de estar havendo outro "grilo" na parte elétrica,pois os fios originais que saem do RR(vermelho e verde...)estão esquentando bastante.
Dá até pra tocar neles,mas assim que o motor começa a funcionar eles passam a aquecer ,e meu receio é que se deixar mais tempo eles acabem derretendo o conector onde estão os novos dois fios mais grossos.Estou preocupado,primeiro porque não tenho certeza se o RR está perfeito,com aquela "torrada" no conector de 3 vias que vai ao estator,pode ter afetado ele por dentro(não sei se isso é possível.)Segundo,porque não sei o que pode ter causado essa "torrada", se alguma pane no estator,algum curto em outra parte do sistema elétrico(Já tive a ventoinha do radiador "travada" totalmente,por problemas de derretimento interno no motor dela,que derreteram arruelas de fenolite e plástico do eixo do motor,episódio que também não sei como pôde ser causado, se por algum problema na peça original ou por algum travamento devido a ferrugem ou outra pane.Assim sendo,peço aos companheiros que tiverem alguma experiencia em elétrica nesta parte da moto que me digam se é normal esse aquecimento. Como fiquei com a bateria fora da moto por mais de um mês, chego a pensar que tal aquecimento pode ser causado pela "recarga" da bateria inativa por tanto tempo,apesar da mesma ter apresentado 12,6V antes de ligar a moto agora,e ter feito o motor girar na quarta tentativa...A moto liga,todas as funções normais,exceto esse aquecimento que me preocupa.Poderia ser algo no estator? Algum problema no RR,tipo um curto interno?Alguém indica algum teste a fazer pra verificar algum defeito típico?vou postar as fotos do serviço final e tb dos conectores a fim de que outros possam também ficar atentos nesse defeito que talvez não seja tão incomum. Abraço a todos.