Iniciante - Dicas sobre 1ª Custom

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Tolentorine

Então Camila, eu nem quis cortar o teu barato, mas agora que você está pensando em uma moto menor, é hora de "atacar" hehe

Acho um pouco complicado começar com uma moto tão forte, cara, grande e pesada..

Vários motivos né, fora que o seguro de uma moto dessas deve sair muito caro, se dinheiro não é problema, então aí contínua o risco de se machucar.

Eu mesmo namoro a mirage 250 há 04 anos, estava confiante em pegar ela, mas acho que vou começar pela mirage 150, não entendo absolutamente nada de trânsito real, mecânica, cuidados básicos, manutenção e por aí vai, então acredito forte que vou precisar de uma moto para destruir, antes de pegar a minha definitiva...

Seguir os sonhos com o pé no chão, para que não se tornem pesadelos..
:wink:
Camila Roethig
Contato:

Oie Tolentorine!

Q nada, tem q cortar o barato sim, ehhe... As vezes a gente é sem noção e é bom alguém dar um "acorda" na gente ;) Eu vivo cortando o barato dos meus alun@s, acho q é o papel de quem é + experiente em alguma coisa

vc falou algo q eu penso : "Seguir os sonhos com o pé no chão, para que não se tornem pesadelos." Certissimo! Afinal, ao menor errinho q eu cometer, minha mãe virá com força total pra cima de mim.

$ é problema sim, hehe, o seguro da Shadow, p/ mim, passa de 4 mil =S meses de trabalho...

Olha, eu fiz um negócio pista q se eu tivesse feito o mesmo c/ uma moto forte, na rua, acho q teria me matado ou me machucado feio. Como os outros aprendizes não estavam dando a preferencial p/ mim (pela regra de circulação era minha), quem parava era eu, não ligo em dar a passagem. Mas 1 deles entrou rápido na minha frente, alicatei o freio na curva mas acelerei junto, não bati nele, rsrs... e se fosse na rua, imagina acelerar a Shadow do jeito q eu fiz, com o peso q tem? Me imaginei no transito zoado de Sampa... tenso... o prof da autoescola, q momentos antes tinha deixado eu pegar uma moto de CC maior, me disse o q poderia ter acontecido se fosse c/ a outra, 60 quilos + pesada e + potente :?

Muitas coisas a se considerar não?

Valeu!
Miau
Moderador

entao, acho que o mais indicado pra vc, pela altura e peso.. é entre uma mirage/intruder 150 até uma mirage 250..

a drag ou a shadow nao tem tanta diferença de peso em comparacao a uma mirage 250(160KG seca)..

em relação a potencia.. a shadow e a drag tb nao sao assim tao mais potentes.. vc sente um pouco mais de força, torque e tal mas nao é lá essas coisas.

diferente de uma mid 950 ou até uma mirage 650.. essas vcs sente bem a diferença de potencia, e tambem o peso.. a mid chega a pesar uns 260KG

outra coisa.. a ciclistica é completamente diferente da CG que vc ta na auto escola.. depois que vc habituar numa CG, quando for pilotar uma custom, vai dar impressao de estar saindo de um carro para uma carreta.

eu mesmo levei um tempo pra habituar na minha.. mas o mais estranho é o peso da moto.. qualquer vacilo, é chao. ai imagina.. vc com seus 53 kgs tentando aguentar 160kg querendo tombar.
Tolentorine

Humm escreveu:entao, acho que o mais indicado pra vc, pela altura e peso.. é entre uma mirage/intruder 150 até uma mirage 250..

a drag ou a shadow nao tem tanta diferença de peso em comparacao a uma mirage 250(160KG seca)..

em relação a potencia.. a shadow e a drag tb nao sao assim tao mais potentes.. vc sente um pouco mais de força, torque e tal mas nao é lá essas coisas.

diferente de uma mid 950 ou até uma mirage 650.. essas vcs sente bem a diferença de potencia, e tambem o peso.. a mid chega a pesar uns 260KG

outra coisa.. a ciclistica é completamente diferente da CG que vc ta na auto escola.. depois que vc habituar numa CG, quando for pilotar uma custom, vai dar impressao de estar saindo de um carro para uma carreta.

eu mesmo levei um tempo pra habituar na minha.. mas o mais estranho é o peso da moto.. qualquer vacilo, é chao. ai imagina.. vc com seus 53 kgs tentando aguentar 160kg querendo tombar.
Mas a mirage não é 169 quilos? então você não deveria recomenda-la no inicio do post..

Apesar que 169 kg já deve ser punk de aguentar para qualquer um, se a moto quiser tombar o que pode fazer é segurar ela e ir deixando cair pra amenizar o impacto, só não deixar ela pender pra um dos lados.

Agora uma dúvida que eu tenho:

Quanto trocamos a potencia do carro, de 1.0 e um 2.0, ao acelerar um pouquinho no 2.0 você ja tá longe..

Como é a diferença nas potencias da moto? você já sente ela ao acelerar mais forte ou é só o fato de que sobra motor?
Camila Roethig
Contato:

Oie Humm! Tudo bom?

É verdade, fico me imaginando, com essa "força" q eu tenho, tentando segurar uma mid (linda, linda! q dó q dó caindo no chão!). Até a CGzinha da autoescola eu tenho problemas, rsrsrs

Curti suas recomendações! A Mirage250 foi a única, até agora, q eu pude sentar e xeretar avonts. Fico certinha nela, pés totalmente apoiados no chão, nem me machucou os ossinhos do quadril :) Aguardo ansiosamente pelo salão da moto p/ poder ver + de perto as motocas

Tb tenho a mesma dúvida do Tolentorine, onde 'fica' esta força extra das motocas + fortes?

Valeuz!
Miau
Moderador

entao, esse negocio de cilindrada versus potencia é mais ou menos igual a som, entre PMPO e watts

quando quiserem saber sobre a potencia da moto.. nao se liguem muito em cilindrada nao.. vai mais pela potencia maxima obtida.. é até bom pq vc descobre dois fatores.. a potencia em sí e tambem a RPM associada.

pra vc ter uma ideia.. existem varias motos de 250cc do estilo custom.. mas de longe sao bem diferentes na potencia final.

uns exemplos de 250cc e suas potencias:

vblade = 19,5 cv x 8500 rpm
kansas = 21 cv x 7000 rpm
virago = 21,49 cv x 8000 rpm
mirage = 29,4 cv x 9000 rpm

entao.. ve-se que todas tem capacidade de 250cc mas a mirage é de longe a que consegue expremer mais cavalos dessa quantidade.

quer ver outra diferença gritante?

motos da faixa de 600cc:

shadow 600 = 39 cv x 6500 rpm
dragstar 650 = 40 cv x 6500 rpm
mirage 650 = 80,7 cv x 9250 rpm

ou seja.. uma mirage 650 tira o dobro de potencia final.. mas atente.. ela perde a caracteristica de custom porque o motor é de rpm alto.. ou seja.. ela tem menos força e mais velocidade final.. enquanto as custom tem mais força e menos velocidade final devido a configuração de aproveitamento de torque em RPM baixa.

é por isso que eu por exemplo que já penso em vender a minha moto de 250cc.. se eu pegar uma shadow ou uma dragstar, no final estaria quase que trocando 6 por meia duzia.

quero pegar ou a mirage 650 se eu achar até 17 mil dilmas, ou uma midnight se eu achar até uns 23 mil.

quando for escolher a moto.. atente para essas caracteristicas:

- peso da moto
- cilindrada x cv x rpm
- velocidade final (real, medida em GPS)
- liquidez de mercado e valor de tabela FIPE (se pretende vender futuramente)
- autonomia (capacidade do tanque e media de KMs/l)
- problemas comuns de serie
- disponibilidade de peças e capacidade de usar genericas
- valor de manutencao e peças

=)
Camila Roethig
Contato:

Oie Humm!! Tudo bom?

Nooossa, Obrigadão pela aula! :D

Entendi qdo vc disse anteriormente q a Drag e a Mirage250 não eram tão diferentes assim, tem diferenças, mas não tanto. Já a Mirage650, vendo por este lado, apesar de linda *_* não é pro meu bico não, não agora. Preciso aprender muito, objetivo fazer até curso de pilotagem defensiva. O seguro morreu de velho. Por isso meu instrutor disse: "nem q vc fique por um ano c/ uma moto menor, até pegar todas as manhas, depois vc vai subindo na potência". Ele utilizou a palavra potência, agora entendi.

Meu medo é em relação aos apagões da Mirage250, eu não saberia resolver isto em uma situação emergencial, tem gente q consegue, eu não conseguiria...

Meu, vc é sabido!! Obrigadaaaa!! 8)

obs: curiosa rsrs, a Mid não tem conta-giros, como vcs fazem p/ saber?
ClaudioLC

Camila a maioria das customs não tem conta giros (e nem marcador de gasolina), mas você acostuma com giro do motor e a faixa de rotação para as trocas de marcha, com tempo fica "automático". Quanto ao apagamento das mirages, acho que só acontece nas injetadas, se eu fosse comprar uma mirage (e cheguei bem perto de comprar uma) seria carburada. Até porque não curto muito aquele visual da bazuca nas injetadas.

Uma pergunta aos mais experientes: nos primeiros meses é normal ter dormência nas mãos após 15 , 20 minutos motocando ? isso passa com o tempo e treinamento ou existe algum exercício específico que resolva a questão ?

abraços
Claudio
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
FIlIPy65

Então, assim como o Tolentorine, venho observando a Mirage 250 de longe a longos 4 anos.
Já mudei de planos e ideias várias vezes, e sempre volto pra ela, pois hoje praticamente só tem ela na categoria (CCxR$).

A Vulcan é o meu sonho distante, mas talvez quando tiver outras condições financeiras (BEM propícias).
Como vários relataram, com a Mirage 250 dá pra viver um bom tempo sem preocupação. Uma moto razoável por um preço ainda acessível.

Ainda tenho em mente de pegar uma pequena usada, Mirage 150 ou Kansas 150 (mais fácil), pois são motos "desvalorizadas" e ainda estilosas. Pagaria pouco, pegaria as "manhas", e qualquer prejuízo sairia mais barato.

Camila,
se for pra pegar menor, acho que você pode considerar também a Mirage 150 e a Kansas 150.
Boa sorte.
Miau
Moderador

a kansas 150 eu n considero.. uma moto que se parte ao meio.. é dose
Responder