Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Sim, são 80cv, essa nomenclatura é apenas um pouco mais técnica. A unidade "CV" é uma convenção, e corresponde a 75 kgf.m/s, por isso pode-se usar o termo "potência metrica" para se referir aos CV (HP)
Por sinal, 80cv é uma Potência bem adequada ao tamanho do motor. É uma bela moto, mas eu ainda prefiro a C1500, uma pena a Suzuki ter parado de trazê-la.
Sahnep escreveu:A unidade "CV" é uma convenção, e corresponde a 75 kgf.m/s, por isso pode-se usar o termo "potência metrica" para se referir aos CV (HP)
Eu tenho uma dúvida com relação aos CV's, o cv de moto é o mesmo de carro?!
A diferença de CV para HP é bem pequena, mas existe, enquanto o CV é medido em kgf.m/s o HP é medido em lbf.pé/s, na conversão de Kg para Libras e de metros para pés (ou ao contrário, não sei qual definição veio primeiro) tem um arredondamento, oque torna as medidas levemente diferentes.
Sobre a dúvida do colega Monaski, medida de potência dos veículos (tanto carros quanto motos ou aviões) vai levar em consideração apenas o conjunto motriz, então o tipo de veículo não vem ao caso.
CV (75 kgf.m/s) = 0,9866 HP = 735,6 Watts
1 HP (550 lbf.pé/s) = 1,0136 CV = 746 Watts
Sahnep escreveu:Sobre a dúvida do colega Monaski, medida de potência dos veículos (tanto carros quanto motos ou aviões) vai levar em consideração apenas o conjunto motriz, então o tipo de veículo não vem ao caso.
Isso quer dizer que se compararmos a cavalagem de uma moto RACE 1000 com um carro popular 1.0 (1000 cilindradas) chega a ser desproporcional...
Sahnep escreveu:Sobre a dúvida do colega Monaski, medida de potência dos veículos (tanto carros quanto motos ou aviões) vai levar em consideração apenas o conjunto motriz, então o tipo de veículo não vem ao caso.
Isso quer dizer que se compararmos a cavalagem de uma moto RACE 1000 com um carro popular 1.0 (1000 cilindradas) chega a ser desproporcional...
Ah, mas essas esportivas não servem como parâmetro, os motores delas são super sofisticados, muito mais que o de qualquer carro 1000cc, tanto que custam o dobro do preço de um carro popular. Mas se tu for comparar uma 1000cc mais "mansa" tipo a Yamaha Midnight Star (950cc), ela tem uns 50~55cv, oque é bem compativel com a potência de um carro 1.0
Também essa M1500 tem potência compativel com a de um carro, um peugeot 207 com motor 1.4 (carro do meu pai) tem 84cv.