Gostaria de me apresentar rapidamente e tentar trazer mais informações sobre o mesmo problema ocorrido com o amigo Filhodobar.
Sou Biólogo e estudante, e devido à minha corrida em busca do doutorado, saindo diretamente do mestrado, tenho de viajar bastante pelo Rio Grande do Sul para terminar trabalhos em Rio Grande, iniciar novos trabalhos em Santa Maria e visitar meus pais e irmãos em Palmeira das Missões e Paso Fundo. Com essa bela desculpa... comprei a minha mirage 250, depois de muito ler os topicos aqui do forum. Apesar de alguns imprevistos, com a bóia do tanque (vazamento), amortecedores trazeiros (descascando após 1500 km) e ruptura da espia do acelerador (caso queiram saber mais sobre algum dos ocorridos é só perguntar) rodei bons 6500 km em pouco menos de 2 meses.
Agora sobre o engasgar da garota
O que está acontecendo contigo, filhodobar, começou a aparecer pra mim la pelos 4000 km.Filhodobar escreveu:
É... acho que a coisa tá ficando séria mesmo, pq acabei de pegar a moto para levar o meu filho pra casa da mãe, ela passou um bom tempo "engasgando", quando eu acelerava um pouco mais, principalmente entre a 1a e a 2a marchas, mas também na 3a.
Tô começando a ficar cabreiro... sabe quando vc acelera na manha, sem exagerar, só para andar um pouco e fazer a troca?
Pois então... a moto dá uma "engasgada".
Depois da última manutenção, a qual faço na cidade de Marau-RS, a moto começou a "engasgar" e perder potência após 50 km rodados na estrada. Logo em seguida tive de fazer uma viajem de 1500 km, (saindo da região das Missões e indo quase até o Chui). Durante todo o trajeto a moto apresentava momentos em que engasgava quase ao ponto de ter de parar no acostamento para não atrapalhar o transito.
O interessante é que ela se comportava dessa forma quando tinha de reduzir para 70 ou 80 km/h, no entanto voltava ao normal quando andava de 110 pra cima. Após alguns sustos, grandes como perder potência enquanto ultrapassava um caminhão na subida da serra de Santa Maria, cheguei em casa vivo. Tentei até mudar a gasolina, passando a colocar aditivada, mas depois de 1 tanque e penosos 200 km decidi voltar para a comum.
Agora a parte deveras intrigante...
Após LAVAR a moto (que não tinha sido lavada depois da revisão) ela simplesmente PAROU DE ENGASGAR. Não entendo muito de motos, principalmente da EFI, mas há alguma possibilidade desse "engasgamento" ter como causa algum sensor (como o do pezinho que simplesmente parou de funcionar e tenho de ligar a moto apenas em ponto morto)?
@jirschik
Quanto ao retificador (desculpa pela ignorância), como dissestes acima ele é fraco. Teria como trocar por um mais forte, ou que sabidamente aguenta melhor o aquecimento? Pois penso que simplesmente trocar por um novo, da mesma marca/modelo, seria apenas uma forma de rodar mais alguns km até que o problema aparecesse de novo.jirschik escreveu:Se a moto é EFI, eu acredito que muitas dessas falhas são relativas a alteração de temperatura em sensores ou na ECU. Um ponto que sabidamente tem falha na Mirage EFI é o retificador, que é fraco e com o aquecimento, tem seu funcionamento alterado e fornece uma tensão errada (flutuante) para a ECU que é um dispositivo digital que precisa de energia "limpa". Uma das dicas para apostar em temperatura é o fato da moto ter funcionado sem problemas no dia seguinte.
Gostaria de, antecipadamente agradecer aos mirageiros mais antigos no fórum, vocês sempre aparecem como soluções, ideias e discussões que nos levam a resolvermos os nossos problemas. Espero aprender muito com vocês.
Um grande abraço.
Beux