Iniciante - Dicas sobre 1ª Custom

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
tonypf

Guilherme Ribas escreveu:Boa noite a todos.
Sou novo neste site e gostaria muito de entrar para o mundo das viagens sobre 2 rodas!

Amanhã estou indo comprar minha primeira moto estilo custom. Estou pretendendo comprar um Virago 250cc 1998 (30.000km) por R$9.000

Mas antes de comprar, como sou leigo no assunto, e principalmente em analizar a mecânica, gostaria de uma dica de vocês a respeito desta moto, se é boa, e como fazer para saber se ela está tudo ok para compra.

Ah, o dono disse que é toda original as peças e que é segundo dono faz 6 meses... achei um pouco duvidoso.

obrigado!
olha, tem q estar bem legalzinha MESMO! pq achei o preço um pouco caro.
paguei 9900 na minha, 2001/01, 27 mil km, e a unica coisa não original era o escape.a moto ja tinha caido, mas o tanque estava original, entao nao foi tao feia a queda.

entao minhas dicas sao, da uma olhada na pintura do tanque, não é tal dificil diferenciar quando o tanque foi "refeito" e normalmente quando é refeito, não colocam o adesivo original por ser meio caro, que a proposito, do modelo 98 é adesivo mesmo nao o em relevo. o guidao original é tipo chifre de boi, e os retrovisores sao redondos, com 2 regulagens, da uma olhada na net, verifique o burrinho, pra ver se ta mto ralado, e a cor original dele é preta. o escape é dificil achar original inteiro! nao custa olhar a relação pra ver se ta gasta, pois nao eh tao barata assim...ela tem um "barulho" normal na corrente de comando. verifique os cromados da moto (sissy bar e tampas laterais (as do filtro de ar e a do lado esquerdo))
se vc puder dar uma volta antes, é mto bom, pra sentir se a motoca ta alinhada, é soh dar uma acelerada, uns 60~70 até 80, e soltar o guidao, dai vc ve se ela continua indo reta, e se nas curvas, não ta meio "dura" pra algum lado, que isso pode ser aros desalinhados ou pneu mal calibrado. os pneus, originais são pirelli mt66, mas todas viragos q acho por ai, tem a segunda linha alemã Metzeler que é mais em conta, MAS è MUITO BOM, eu tenho na minha. provavelmente vc nao ira achar com o pirelli pela KM, e se for essa km mesmo, o pneu foi trocado a não mto tempo. se vc puder olhar o filtro de ar, e ver como ele esta eh bom, mas ele nao custa mto caro, uns 12 reais. tem q estar banhado em oleo 90.
Se vc quiser olhar tbm, na torneira da virago, se vc tirar a mangueira de baixo, que sai do registro "ON" NÂO DEVE, repito MESMO QUE A TORNEIRA ESTEJA APONTANDO PARA O "ON" não deve vazar combustivel do registro mesmo vc tirando a mangueira!!! pois o sistema de alimentação dela trabalha com duas bombas a vacuo, a primeira q fica ja no começo da torneira, e a outra fica do outro lado entre os dois cilindros.
se estiver vazando, não eh nada de grave, só trocar o diafragma da torneira, que não tenho ideia de preço, mas não deve ser mto mais q 40 reais.
Mas se tiver vazando, não tem mto problema (vale lembrar que como ela tem duas bombas a vacuo, o registro do meio, é apenas para "emergencias" do tipo vc esta na estrada, e ela entra na reserva, dai vc rapidamente gira o registro pro meio que alimenta mais rapidamente o sistema, pois "passa direto", e dai assim que a moto continuar normal, vc aciona a reserva.
o problema do diafragma da torneira estar ruim, seria liga-la de manha, pois pode ser que o motor fique afogado logo pela manha (pois o combustivel fica indo indo indo indo....)
verifique as inscrições dos cabos tipo de embreagem, flexivel do freio, se ta escrito "made in japan" ou algo do genero, e tem um codigo com XYJN, sei la, rsrs, ou se ta escrito "grua" no cabo da embreagem, grua é marca paralela, não que isso seja ruim (os meus cabos de velocimetro e embreagem são paralelos), é só pra vc tentar ganhar um descontinho.
a sim, abra a tampa latera esquerda, verifique o retificador, o original do modelo 98, é parecido com da twister, e realmente, tem viragos com retificadores de twister, pois o original "queima relativamente facil".
olhe a motoca com calma, não se afobe! verifique se ele tem as duas chaves da trava do guidao, que a original esta escrito "germany", essa trava é uma porcaria,qualquer esforço ja quebra, maaas, é bom preservar a originalidade da motoca.
bom, acho que é só isso por em quanto. se eu lembrar de alguma coisa durante o dia, eu dou um toque!

abraço e bons Kms!
Asfalt and trouble...
Miau
Moderador

9 mil dilmas numa virago 98? ta bem caro!
brennoliveira

Amigo eu acabei de comprar uma virago 250 1999 por 5.500 reais.
O ano e a km da moto não são tão influentes quanto o cuidado que o antigo dono teve com a moto.
Eu fiz o seguinte: pedi um histórico das reformas e manutenções que o antigo dono fez.
Ele refez o motor, trocou bateria, óleo e fluido de freio. Dei uma olhada no manual da moto e tudo estava de acordo com o recomendado pela yamaha.
O único problema da moto era o documento atrasado 1 ano fora isso... só alegria.
Boa sorte na sua aquisição!
Live to Ride
Ride to Live
Duriel

Boa noite, sou novo aqui no fórum e estou a procura de minha primeira moto.

Eu inicialmente estava namorando a mirage 250 ou Ténéré250(Também gosto de trail e "motard"), mas infelizmente vou depender de minha mãe para aprovação do financiamento e ela achou um absurdo 13800 numa moto e disse que morre de medo de moto ainda mais aquela "bixa potente". Que eu vou começar a andar de moto e blá blá blá, alguns de vocês já devem conhecer toda história.

Dai me limitou a 150cc. Eu tenho 1,77m e 116kg e vivo oscilando de 110 a 120kg. Vou andar 60km por dia, Trabalho - Faculdade - Casa. A kansas 150 tenho medo pelos muitos casos de quadros partidos. Será que a Mirage 150 vai aguentar esse roteiro todo dia? Final de semana, sair com a namorada, são 200kg na motinha. E ai, o que me dizem ela aguenta? Vale a pena comprar tranquilo ou melhor tentar uma trail ou até street mesmo?
jbrigagao
Moderador

Duriel escreveu:Boa noite, sou novo aqui no fórum e estou a procura de minha primeira moto.

Eu inicialmente estava namorando a mirage 250 ou Ténéré250(Também gosto de trail e "motard"), mas infelizmente vou depender de minha mãe para aprovação do financiamento e ela achou um absurdo 13800 numa moto e disse que morre de medo de moto ainda mais aquela "bixa potente". Que eu vou começar a andar de moto e blá blá blá, alguns de vocês já devem conhecer toda história.

Dai me limitou a 150cc. Eu tenho 1,77m e 116kg e vivo oscilando de 110 a 120kg. Vou andar 60km por dia, Trabalho - Faculdade - Casa. A kansas 150 tenho medo pelos muitos casos de quadros partidos. Será que a Mirage 150 vai aguentar esse roteiro todo dia? Final de semana, sair com a namorada, são 200kg na motinha. E ai, o que me dizem ela aguenta? Vale a pena comprar tranquilo ou melhor tentar uma trail ou até street mesmo?

Pela sua altura e peso acho que você não vai se dar bem com uma 150cc. Eu pensaria em comprar uma 250 usada, tanto a Mirage quanto a Tenere 250 são boas motos para aprendizado.
Imagem
Duriel

Na cc da yamaha tinha uma Virago 32mil rodado R$9500 valeria a pena?
Miau
Moderador

rapaz.. consulta a tabela FIPE
Duriel

Ai só indo na CC olhar ano e tudo mais, depois passos lá. Porém usada não é muito de meu agrado não. Por isso to olhando a M150. Tenho um amigo de Kansas e ele deve está agora com uns 105 ou um pouco menos, mesma altura não acho muito estranho não e um primo com apache 150(minha namorada adora ela, mas não curto tanto, tem algo naquela moto que me desagrada e ainda não sei o que é). A M150 com alforge, bolha, mata cachorro e uns adesivos fica linda. Mas meu medo é meu peso e principalmente as chuvas inesperadas de Salvador. Minha preocupação é mais com o desempenho da moto do que com a estética comigo em cima. Se ela rodasse 80/90 e quando precisasse ultrapassar esticar mais um pouco 100 110 já atava satisfeito e certo da moto.
Eu tenho tempo, normalmente começo a analisar o que quero com uns 5 meses antes(é o tempo que tiro CNH também, pois sei pilotar mas não tenho), pois vou ver luva, capacete, jaqueta, acessórios e tudo mais pra quando chegar a hora não ter mais dúvidas.
Miau
Moderador

de qualquer forma, essa virago ta carissima..

numa virago, bem conservada, eu pagaria no maximo uns 7 conto e olhe la.
Tiago Ribeiro

Boa noite pessoal, sou novo no forum, sou novo também nesse negócio de motos, estou comprando minha primeira moto, uma mirage 150, um dia chegarei na 250 que é meu sonho. Mas escolhi a mirage 150 porque é a mais bonita e pelo que pesquisei em forums e pessoas conhecidas, parece que a mirage 150 tem excelente custo benefício e qualidade boa, foi eleita a melhor na 4rodas. Eu ja pilotei uma Suzuki Intruder 150 e é muito boa também, e Suzuki é marca de confiança, mas achei a miraginha mais bonita. Assim como nosso amigo aí do forum, também estou preocupado com a resistência dela ao peso, mas tudo bem, vou começar com a mirage 150 mesmo e no decorrer dos meses vou postando minhas experiências aqui pra vocês. Mas ainda vai demorar 1 ou 2 meses para ela chegar, fiz um consórcio e vou dar lance mês que vém. O anciedade braba.

Um abraço a todos e viva a Custom.
Tiago Ribeiro
Responder