Kings escreveu:Eu achava que depois que inventaram a internet, o radioamadorismo tinha acabado. Mas pelo visto continua bem vivo...
Prezado Kings,
Espero que o radioamadorismo permaneça constantemente vivo. Ao contrário do que muitos pensam o radioamadorismo não é o tradicional PX visto nos caminhões, que também é uma faixa muito interessante de se operar, mas para longas distâncias e com áudio normalmente com chiados, denominada como faixa cidadão, para esta modalidade somente é necessário solicitar a licença sem qualquer prova. Taxa anual de R$ 15,00 aproximadamente( Valor irrisório.)
Radioamadorismo: Para esta modalidade realmente é necessário realizar uma prova, mas nada muito dificíl, sendo sub-dividido em 03 classes: A, B ou C. Cada classe lhe permite utilizar uma determinada faixa de frequência, hoje com Ht´s compactos é possível ter um áudio superior ao dos telefones e alcance de 600m ou mais via repetidor. Costumo falar com o pessoal de SP via uma repetidora de Curitiba.
É uma ferramente muito e um hobbi excelente, tenho uma base montada em casa e no meu carro, pretendo instalar na moto também. Alguns colegas de moto clube utilizam que tem o rádio instalado como batedor aifm de manter contato com o primeiro motociclista e o último.
Internet na estrada não há. Caso tenha interesse fico a disposição para qualquer dúvida.
O rádio pode ser usado para realizar um bate papo a noite ou no horário livre é muito bom e de baixo custo.
Um abraço. Desculpem sair do assunto do tópico.
Fiquem a vontade para redireciona-lo quem sabe abrir um tópico rádio-amadores e ver quantos caem do galho.