Virago 535: Peças genéricas e ou...

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

Responder
vinicius9900

Wolclan escreveu:Olá

Isso mesmo ,depois de trocar relata as impressões, os meus parecem que ainda estão OK ( a moto não samba) mas ainda não li nada sobre alguem que trocou , estes q vc comprou parecem ser ótimos, boa sorte.
Bom dia,

os amortecedores não são 'plug and play', estou com um problema com as buchas, elas são pequenas, não 'entram' e se eu encaixar sem as buchas fica uma folga pequena, falei com o vendedor e ele disse que é devido a medida usada na moto, onde o padrão é em milimetros e a Yamaha importou algumas motos em polegadas e eu devo ter sido 'sorteado', por isso da essa diferença, enfim, falou para eu ir em um torneiro e mandar fazer as buchas novas, mas ai a minha duvida, tem alguma medida especifica pra essa bucha? Devo levar o amortecedor novo? O antigo?

Obrigado
Wolclan
Contato:

Olá

Esse era o meu medo, no meu entender a melhor solução é levar os dois ao torneiro e ele vai te dizer o que é melhor, provavelmente vai fazer as buchas novas, a vantagem é que vc só vai fazer isso uma vez e o torneiro não vai t cobrar muito caro, essa buchas são faceis de fazer.
vinicius9900

Esse era o meu medo, no meu entender a melhor solução é levar os dois ao torneiro e ele vai te dizer o que é melhor, provavelmente vai fazer as buchas novas, a vantagem é que vc só vai fazer isso uma vez e o torneiro não vai t cobrar muito caro, essa buchas são faceis de fazer.
Então, já resolvi o problema, levei a moto no mecânico e ele me disse como fazer as buchas, depois levei em um torneiro, ficou muito bom, mas sinto que fui assaltado, 80 reais as 4 buchas, voltei no mecânico antes pra perguntar se o preço era 'real' e ele disse que era caro mesmo, enfim, não faço ideia de preço, mas me senti assaltado mesmo, pelo menos o serviço ficou muito bom. Ainda não andei muito com a moto, mas já adianto uma coisa, não da fim de curso mais sem garupa como dava antes e a moto ficou muito mais dura e mais alta, aparentemente ficou muito melhor, apenas senti mais dura. Infelizmente a moto ainda puxa para o lado, bem menos que antes, mas ainda sinto uma puxada de leve. Agora vou mandar desempenar os aros, pois estão bem empenados e se mesmo assim ainda sentir ela puxando pra algum lado, ai apelo pra bruxaria, porque não tem mais o que 'arrumar' kkkkkkkkkk
Wolclan
Contato:

Ótimo que resolveu, no caso dos amortecedores quando for trocar os meus vou fazer o mesmo, não acho que 20 por cada bucha esteja tão fora de preço,aqui eu sempre mando algum serviço em um torneiro e acredito que ele não cobraria menos que isso,quanto a puxar de lado a minha fazia isso porque estava com o pneu traseiro muito gasto ( quadrado) e era muito mais largo, coloquei o da medida certa e ela parou de puxar,mas eu acho que devido ao desenho esta moto não é lá essas coisas quando por exemplo pegamos um degrau longitudinal na pista, eu ando todos os dias com uma bros 150 e por ser menor,mais leve e ter outra proposta ela nem sente e é muito mais estavel,bom não significa que é isso,mas fica ai possibilidade antes da bruxaria.
vinicius9900

Wolclan escreveu:Ótimo que resolveu, no caso dos amortecedores quando for trocar os meus vou fazer o mesmo, não acho que 20 por cada bucha esteja tão fora de preço,aqui eu sempre mando algum serviço em um torneiro e acredito que ele não cobraria menos que isso,quanto a puxar de lado a minha fazia isso porque estava com o pneu traseiro muito gasto ( quadrado) e era muito mais largo, coloquei o da medida certa e ela parou de puxar,mas eu acho que devido ao desenho esta moto não é lá essas coisas quando por exemplo pegamos um degrau longitudinal na pista, eu ando todos os dias com uma bros 150 e por ser menor,mais leve e ter outra proposta ela nem sente e é muito mais estavel,bom não significa que é isso,mas fica ai possibilidade antes da bruxaria.
Dei uma pesquisada a mais e achei no 'preço' o serviço do torneiro, mas ainda assim acho caro, vou largar a engenharia e partir pra tornearia :twisted:

Desde que comprei a minha sofro problemas de falta de estabilidade, primeiro troquei toda a parte da bucha da balança, até o eixo. O eixo da roda traseira estava bom, rolamentos também e não troquei essa parte. Feito isso a moto melhorou bastante, mas ainda jogava de lado e um dia meu pai saiu com ela e eu fui atras de carro e vi a moto torta, como se um amortecedor estivesse estourado e realmente esta, os 2 ainda.

Agora que troquei e já andei bastante vou falar o que eu achei: a moto ainda puxa para o lado, muito menos que antes, mas ainda puxa, como você disse, meu pneu é diferente também, é o 150, o original é 140, pode ser isso, mas ele é novo, não deve ter rodado 5 mil km, não penso em troca-lo tão cedo. A moto ficou mais alta, cerca de 2 a 3 cm, na primeira vez que subi nela depois da troca já me senti 'mais alto', agora ela não da fim de curso de jeito nenhum, isso sem garupa, antes dava fim de curso só comigo, por exemplo em quebra-molas ou uma depressão no asfalto. A moto esta bem mais dura, sinto o amortecedor fazendo seu trabalho, mas esta bem duro, talvez os antigos estavam tão ruim que eu acostumei com a 'moleza'. A estabilidade aumentou muito, principalmente em curvas mais 'deitadas', antes uma curva dessas dava medo, porque ela fazia a curva sambando. Andando em asfaltos com um degrau longitudinal, como você disse, ela da uma sambadinha ainda, mas isso até minha antiga Factor fazia, da para dar um desconto.
Eu queria ter tirado foto comparando os 2 amortecedores lado a lado, mas com o problema das buchas, acabei esquecendo. Vou postar foto deles na moto amanhã, são bem bonitos, com molas praticamente da mesma espessura dos originais.
vinicius9900

Segue as fotos dos amortecedores, a trazeira esta muito alta:

Imagem
Imagem
Imagem

Estava voltando pra casa agora a tarde e quando parei no semafaro a moto não reduzia marcha, tentei varias vezes e nada, até que ela fez um barulho estranho, parecia ferro com ferro se embolando e depois consegui colocar no neutro e primeira normal. Cheguei em casa e ela veio normal. Sou curioso, algo estava errado ou algo deu errado, comecei a olhar a todo canto, o barulho de inicio parecia vir da parte esquerda, perto da ignição, olhei aquela parte de borracha, abri um pouco e me deparei com isto:

Imagem
Imagem

Nunca tinha aberto essa parte, parece estar torto, empenado. Não me lembro como era com os amortecedores antigos, não sei se tem alguma relação, mas isso me deixou preocupado, o de vocês é assim?
Wolclan
Contato:

Olá

Os amortecedores ficaram bonitos e pelo o q vc disse resolveu o problema de fim de curso,seu pneu é novo e de 140 para 150 não vejo problema são só 10mm o que estava na minha era um 170 foi dificil até pra tirar a roda ( tive que muchar o pneu), quanto a puxada fica dificil dar palpite, vc vai ter que ir eliminando as possibilidades.Você retirou a borracha que cobre a cruzeta do eixo cardã, parce que esta OK , tem uma aparencia estranha mesmo (parece torta).Eu tenho o costume de chegar no farol ou quando vou parar já em primeira e com a moto andando jogo no neutro, já aconteceu de eu parar em quarta ou quinta e ficar dificil de descer as marchas , esses cambios até onde sei ( e não sei muito,rss) são para ser engrenados em marcha, a minha 150 as vezes fica solta sem estar no neutro (entre uma marcha e outra) e já aconteceu de fazer uns barulhos de ferro moido ( imperícia ) e depois ficar tudo OK.
vinicius9900

Os amortecedores ficaram bonitos e pelo o q vc disse resolveu o problema de fim de curso,seu pneu é novo e de 140 para 150 não vejo problema são só 10mm o que estava na minha era um 170 foi dificil até pra tirar a roda ( tive que muchar o pneu), quanto a puxada fica dificil dar palpite, vc vai ter que ir eliminando as possibilidades.Você retirou a borracha que cobre a cruzeta do eixo cardã, parce que esta OK , tem uma aparencia estranha mesmo (parece torta).Eu tenho o costume de chegar no farol ou quando vou parar já em primeira e com a moto andando jogo no neutro, já aconteceu de eu parar em quarta ou quinta e ficar dificil de descer as marchas , esses cambios até onde sei ( e não sei muito,rss) são para ser engrenados em marcha, a minha 150 as vezes fica solta sem estar no neutro (entre uma marcha e outra) e já aconteceu de fazer uns barulhos de ferro moido ( imperícia ) e depois ficar tudo OK.
Pera ai que interpretação de texto não é meu forte, é normal ele ser torto desse jeito ou apenas o MEU esta torto?
Tenho medo porque ouvi alguns comentários sobre outros tipos de amortecedores, que podem deixar a moto mais baixa ou mais alta e pode dar problema no cardã, esse é meu medo, como nunca tinha aberto aquela borracha e vi aquilo torto, logo pensei que entortou porque a moto ficou mais alta, vai saber, não entendo muito de mecânica. Quanto ao barulho, eu também jogo pro neutro quando a moto esta quase parando, mas hoje ela travou, estava em 3ª eu acho e não descia de jeito nenhum, a moto parou travada e nada de descer a marcha, depois de muito insistir ela fez o barulho que te disse e eu consegui jogar em neutra.

Mas o negocio torto me deu medo, se é normal assim mesmo então é só alegria, recomendo e muito esse amortecedor, quero testar agora com garupa, ai posto as minhas impressões.
Wolclan
Contato:

Ops, desculpe a demora em responder, bom a "curva que observamos na balança trazeira é por causa do curso da suspensão,quer dizer, ela tem que ter esta "tortura" para quando a balança subir e descer não bater, quanto ao problema na cruzeta por causa do curso da suspenção eu acho um pouco exagerado porque antes de causar algum problama na cruzeta a roda iria bater no paralama,falando nisso,sobre os amortecedores e etc:
os amortecedores tem um comprimento ( do centro da bucha superior até o centro da bucha inferior) que determina a "altura" da trazeira porque os amotecedores sem ninguem em cima da moto estão totalmente estendidos e se estiverem com medida diferente da original a trazeira ficará mais alta ou mais baixa,até ai tudo bem, quando vc disse que a moto ficava inclinada é porque havia um problema na constante elática da mola (mola " cansada") ou o amortecedor (haste e embolo, que serve para amortizar o movimento harmônico da mola) menor ou maior, ou ainda um batente esturado ( se houver)quer dizer que na substitução a maior preocupação é no no fim de curso superior para o pneu não bater no paralama,o curso da suspensão original segundo o manual é de 85mm, para ter certeza que não irá bater vc precisa saber o curso do amortecedor que vc adquiriu, se for 85mm ou menos não precisa se preocupar , mas se for maior vc precisa calcular se vai bater ou não porque como são inclinados podem ser um pouco maiores sem problemas.Por ultimo não abandone a engenharia antes de calcular o curso máximo dos amortecedores pra gente,rsss
vinicius9900

Wolclan escreveu:Ops, desculpe a demora em responder, bom a "curva que observamos na balança trazeira é por causa do curso da suspensão,quer dizer, ela tem que ter esta "tortura" para quando a balança subir e descer não bater, quanto ao problema na cruzeta por causa do curso da suspenção eu acho um pouco exagerado porque antes de causar algum problama na cruzeta a roda iria bater no paralama,falando nisso,sobre os amortecedores e etc:
os amortecedores tem um comprimento ( do centro da bucha superior até o centro da bucha inferior) que determina a "altura" da trazeira porque os amotecedores sem ninguem em cima da moto estão totalmente estendidos e se estiverem com medida diferente da original a trazeira ficará mais alta ou mais baixa,até ai tudo bem, quando vc disse que a moto ficava inclinada é porque havia um problema na constante elática da mola (mola " cansada") ou o amortecedor (haste e embolo, que serve para amortizar o movimento harmônico da mola) menor ou maior, ou ainda um batente esturado ( se houver)quer dizer que na substitução a maior preocupação é no no fim de curso superior para o pneu não bater no paralama,o curso da suspensão original segundo o manual é de 85mm, para ter certeza que não irá bater vc precisa saber o curso do amortecedor que vc adquiriu, se for 85mm ou menos não precisa se preocupar , mas se for maior vc precisa calcular se vai bater ou não porque como são inclinados podem ser um pouco maiores sem problemas.Por ultimo não abandone a engenharia antes de calcular o curso máximo dos amortecedores pra gente,rsss

É um alivio saber que minha 'cruzeta' esta boa, nunca nem tinha olhado aquilo. Quanto ao curso, vou tentar calcular isso, mas eu não entendi essa parte: ''a maior preocupação é no no fim de curso superior para o pneu não bater no paralama,o curso da suspensão original segundo o manual é de 85mm, para ter certeza que não irá bater vc precisa saber o curso do amortecedor que vc adquiriu, se for 85mm ou menos não precisa se preocupar , mas se for maior vc precisa calcular se vai bater ou não porque como são inclinados podem ser um pouco maiores sem problemas''

Como eu descubro esse curso? é alguma medida? E minha duvida real, não seria ao contrario, eu não deveria me preocupar se o curso fosse menor que 85mm, pois dai sim, ele poderia encostar o pneu no paralama, não entendi muito bem essa parte. Só me dar as coordenadas que as contas eu faço ;D

Uma outra duvida, meu retificador esta esquentando muito, nunca encostei nele e ontem fui encostar e tava bem quente, não sei se é o normal, não chega a queimar o dedo, mas incomoda, é normal? Me falaram pra abrir ele e por pasta térmica, sabe como eu 'abro' ele?

Valeu
Responder