HD: Modelo e dicas para iniciantes

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
AJ Souza
Contato:

marciocvital escreveu:Pessoal, já deixei essa pergunta lá no tópico de 1 custom para iniciantes e já tive alguns retornos, mas queria a opinião de vcs aqui que tem Harley.
Minha experiência com motos se resume as aulas que estou fazendo para tirar carteira...
Assim que tirar a carteira vou comprar a minha primeira moto e estou entre uma Shadow 750 e uma Iron 883.
Sei que são duas motos bem diferentes mas gostaria que opinassem sobre os prós e contras da Iron x Shadow.
Outro ponto: é loucura minha começar por alguma dessas 2? Minha intenção é começar beeem devagar, rodando primeiro só nos fins de semana em ruas tranquilas do bairro.
Márcio vou dar o meu pitéco nessa história de pegar uma custom com pouca experiência, etc. Falo pela minha inciciação. Assim como tu primeiro fui a uma auto-escola e fiz a troca de categoria (eu já tinha CNH, mas de carro) aí fiz aquelas famigeradas aulas que não te dão a real siatuação encontrada nas ruas. Segundo: de posse da CNH para moto pensei, bom...(isso é o que eu achava certo ok! cada um cada um...rs) aí pensei com meus botões, cara preimeiro tu tens que te situar no trânsito, como te sai nesta situação envolvendo a condução já no meio do fervo. Primeiro comecei de forma devagar, no entorno, ali no bairro, depois me distanciando mais, pegando BR e entrando nos centros em sábados, onde o fluxo é menor. Daí de posse desta "dita experiência" o "dita" é porque você sempre está no estágio de estar sempre aprendendo, com seus próprios erros, suas cagadas, vamos dizer assim no trânsito...rss, depois aprendendo com os erros dos outros, onde eles erraram em tal acidente, etc. Para isso é ler relatos.
A máquina a escolher, pois é boa pergunta, eu escolhi para esta aprendizagem aí do relato acima uma neo de 115 cc ano 2008, que é o ano que tb entrei neste site motoscustom, como forista, a qual credito tudo que sei sobre motos, motor, condução e melhores maneiras de pilotagem, etc. A motoneta era com câmbio câmbio CVT. Acho que errei aí, pois poderia já ter pego uma outra moto com marchas, mas enfim... (fiquei com a neo 1 ano e meio).
Após mais de 3 anos e meio sem um veículo de duas rodas escolhi uma shadow 600 de 200 kgs (a neo pesava 108 kg...rs). Então o que fiz, antes de pegar a neo e nestes mais de 3 anos e meio....eu achei melhor fazer uma avaliação andando em motos de amigos (motos menores titãs, mirages, etc) isso muito esporadicamente.
No dia que fui retirar a shadow...tava aprensivo, mas ciente de que procurei fazer tudo de forma correta, cada sinal dado, troca de marchas, etc., assimilei o que era o principal para aquele momento. Aí aos poucos comecei todo aquele processo descrito lá acima, sair no entorno, na quadra de minha casa, depois mais longe, e mais longe, entrando em centros de cidades em momentos não tão congestionados e daí em diante deslanchei.
Detalhe! nunca ache que já é o "bam bam", pois quando achar isso é aí que o destino te prega uma peça. Conduza a moto de maneira defensiva e de forma tranquila. Independente do tamanho da moto ou da cc dela. Tudo é questão de calma e sinalizar pros outros o que tu quer fazer. tenha prudência sempre!
É a dica que eu adoto com a minha forma de pilotar, independente do peso da moto.

Um abraço!
Ah! das duas motos que tu queres escolher uma, o que te digo as duas são muito boas! aí depende do bundômetro...rs, ou seja, de tu sentar e ver como fica nelas, de dar uma volta se puder no estacionamento, na quadra, mas não puder, senta nelas e pende para um lado, para outro, mexa os guidãos e veja como tu te sente em cada uma delas.
Imagem
BarãoRS

...
Robson Lacerda

Eu estava pensando em escrever uma porção de coisas, Márcio.
Mas o AJ Sousa e o Barão já mandaram o recado com muita propriedade!

Antes de comprar a minha Sportster 883 (a primeira, porque já estou na segunda), tive uma Shadow 600, que considero uma excelente motocicleta. Com qualquer um dos modelos citados você estará muito bem servido.

Grande abraço,
marciocvital

AJ Sousa, Barão e Robson, muito obrigado a todos pelas respostas!
A minha intenção como falei é começar beeem devagar mesmo, penso em começar primeiramente dando só algumas voltas no quarteirão nos fins de semana para ir conhecendo a moto e pegando experiência mesmo e só aí começar a rodar pela cidade.
Realmente imagino que as duas motos são muito boas...
Aqui na minha rua tem umas 3 pessoas que tem Harley... E todo dia quando escuto aquele barulhinho do motor deles, ahhhh, corro pra janela pra ver as motos e fico me imaginando com uma tb kkkkkkkkkkkkkkk. Pra falar a verdade... Acho que o peso do nome Harley e aquele som estão me hipnotizando e me atraindo cada vez mais para comprar uma Harley mesmo no fim das contas!
Palheiros

Pessoal,

Gostaria de uma pequena ajuda, pois estou muito interessado em adquirir a minha primeira HD, mas estou com algumas dúvidas.

Como não participo muito aqui no fórum (fico mais lendo mesmo), vou contar um pouco sobre a minha - pouca - experiência com motos:

Sempre gostei de motos custom. É o estilo que mais me agrada. Ando de moto +- a 6 anos e tive as seguintes motocas:

Intruder 125 -> Mirage 250 -> Mirage 150

Já dei umas voltinhas na DragStar de um amigo.

Moro em Niterói - RJ. Sempre gostei de viajar e já viajei bastante, viajens curtas para a região dos lagos (Cabo Frio, etc), Juiz de Fora, Teresópolis, Itaipava, Cachoeiras de Macacu e outros lugares, sendo a última para Balneário Camboriú - SC.

Sempre tive boas experiências com as Kasinski. Na minha última viagem, de Niterói para Balneário Camboriú, fui com a M150 parando em Curitiba para dormir (perna de 1200 Km; 12 horas na estrada) e na volta vim direto sem dormir pegando tempestade: mais 1200 Km e 18 hs na estrada - fato que não acho bonito, não me orgulho, não recomendo e nunca mais faço na vida, ainda mais com uma 150 cc! Mas a moto foi guerreira, só coloquei gasosa (claro) e calibrei o pneu na ida :)

Bom, como estou para receber um cascalho de um projeto, estou pensando em adquirir uma moto de maior porte na faixa de R$ 30K.

As minhas opções são, na ordem de preferência:

HD 1200 XL -> HD 883 -> Vulcan 900

Sendo que a HD só tem loja na Barra da Tijuca (mais de 100Km da minha casa) e a Kawasaki tem uma aqui perto (Onde era a Kasinski).

As minhas dúvidas:

-> Qual é o custo de manutenção das HDs por revisão +-? Sei que é uma pergunta um pouco indiscreta, mas isso para mim é fundamental, pois comprar a moto vai ser beleza, para manter são outros 500.

Li em um post aqui que a primeira manutenção fica mais ou menos R$750... As outras são assim também? Achei caríssimo, pois estou acostumado a pagar não mais que R$200. Sem comparação as máquinas, claro.

-> Após a garantia expirar, vale a pena continuar a fazer as manutenções na CC? Ou qualquer "bom" mecânico consegue fazer a manutenção nelas?

-> É fácil encontrar as peças nas CC ou o pessoal importa?

-> Alguém sabe quanto fica +- o valor do seguro de uma Sportster aqui no RJ?

-> As Sportster são boas motos para longas viajens? Alguém aqui já fez? Já li sobre a autonomia dela, suspensão que encontra o fim do curso com facilidade, etc. Mas gostaria de ler sobre experiência de quem já ficou um bom tempo na estrada com elas.

Me desculpem o LONGO texto, as dúvidas foram acumulando.

Me desculpem de antemão se escrevi alguma besteira e agradeço desde já por qualquer contribuição.

Abraços
tigdias

Cara,

Pergunta grande, resposta grande... rsrs... :D

Sei como é sua preocupação com custo de manutenção. Eu comecei com uma Intruder 125 e há 4 meses peguei uma 883R... E, claro, tem uma diferença no custo de manutenção, afinal são 7 vezes mais capacidade volumétrica (mas não 7 vezes o custo de manunteção :wink: )

Pois bem, eu tenho o conceito de que ter um bom mecânico é melhor do que levar sempre na CC. Mas aí vai depender de cada pessoa, cada moto, cada caso... o antigo dono da minha 883 só levava na CC. Eu a levei na revisão de 32.000km, mas creio que eu não leve mais.

Vale a pena dar uma acompanhada nos fóruns (aqui é um bom exemplo 8) ) para ver exemplos e experiências de outros proprietários. Se vc der uma olhada por aqui no fórum, vai ver um caso de rolamento de roda. A CC queria me cobrar 330,00 para trocar os dois pares, sem mão de obra, por um rolamento que todos falam que uma m3rd@ (e de fato deve ser, pois fiquei sabendo que um par de rolamentos normalmente dura, pelo menos, uns 60.000 km, e os da minha estavam runs já desde uns 29.000km. Eu não havia levado ainda pra ver pq achei que fossem os pneus (novato de 883 e de HD) o sintoma que eu percebi. Por fim, comprei os rolamentos por R$ 54,00 (bons, da Nachi) e paguei 80,00 mangos de mão de obra do meu mecânico de confiança. Enfim, não vou desvistuar... rs...

Na verdade vim responder pq vc perguntou de viagens longas. Pois bem, pra mim, moto, se for pra fazer viagenzinha de 100 km, não serve, seria melhor ter uma bicicleta! :lol: Brincadeiras à parte, eu gosto de viagens longas (apesar de não fazer com a freqüência com a qual gostaria).

Vc já fez viagens longas com suas motos pequenas (a Intruder 125 e a Mirage 150)? Se vc fez, sobreviveu e, pra piorar, curtiu, na 883 vai ser mole mole... Eu fiz duas viagens de mais de 1300 km (total) com minha Intrudinha:

1- SP -> BH/MG -> Tiradentes/MG -> BH/MG -> SP (sem garupa)
2- SP -> Itajaí/SC -> São Paulo (com garupa)

Além dessas fiz outras, subindo serra (Campos do Jordão), descendo serra (Ubatuba e Peruíbe) e outras em estradas mais suaves.

Foram viagens, é claro, sem pressa, indo na boa, parando quando cansava, parando pra abastecer (a mim e à moto), mas, consegui fazer e curti pra caramba.

Primeira semana com a 883, no Reveillon de 2012 para 13:

-SP -> Barra Velha/SC -> SP: Foi sussa!

Fim de curso, sim, a minha dá. Ela dá umas batidas secas, nessas porcarias de ruas que temos no Brasil. Com garupa principalmente. Mas são coisas que há várias dicas aqui no fórum para se resolver. A prioridade, para mim, será o guidão. Na minha opinião foi o maior fator para me cansar nesta viagem p/ Barra Velha. Acho ele muito baixo (o da Intrudinha eu mudei para o da RX 180, então to mal acostumado... hehe). Combina com o propósito da moto, mas to pensando em mudar... talvez um mini-ape ou um pull back... como não tenho grana por enquanto, nem decidi qual vai ser... rsrs...

Ainda assim, pra quem já tinha feito o mesmo percurso com uma 125, com a 883 foi suave.

Bom, é isso que eu tenho pra compartilhar. Ainda sou newbie com a 883 tb :P

Abrs
tigdias

falha nossa :oops:
Palheiros

tigdias escreveu:Cara,

Pergunta grande, resposta grande... rsrs... :D

Abrs
tigdias,

Muito obrigado pelas informações!

Recebi algumas informações por MP também, e pelo que li CC mete o facão com vontade no consumidor mesmo (querer cobrar R$80 em um litro de óleo, tá doido!).

Quando comprar a minha vou levar somente por conta da garantia mesmo e depois procurar um mecânico de confiança, como falou.

Eu ainda estou na dúvida entre a XL 1200 e a 883. Estou visando mais uma HD Sportster do que uma Vulcan ou uma Dyna, por exemplo, pois vou usar muito no meu dia a dia, em centro de cidade, então quero uma moto um pouco menor também - e infelizmente não posso ter 2 motos, o que seria o ideal.

Pois é, assim como você, fiz boas viagens com a Intruder 125 e a M150, então acho que consigo viajar com qualquer moto mesmo rsrs

Vou continuar angariando informações por aqui e em breve vou visitar a loja da Barra/RJ e uma oficina de customização aqui da minha cidade que só trabalha com HD.

O brabo é a espera, fico vendo vídeo no YT, lendo sobre a moto, e ainda deve demorar uns 2 ou 3 meses para pegar a minha, isso faz até mal pra saúde! rsrs

Obrigado novamente,

Abraço
Palheiros

Sobre o guidão e suspensão, você sabe quanto fica uma suspensão melhor? Sempre ando com a minha patroa e gostaria de lhe proporcionar um pouco de conforto. Sempre tive Sissy Bar - acho fundamental e vou tentar sair com a moto já com esse acessório instalado.

Se eu pegar a XL 1200 vou tentar pegar a Black Denim, curti muito o preto fosco, as rodas raiadas e vem com o guidão mini-ape.

abs
Marvila

caiogaucho escreveu:Pessoal, após ter curtido muito Off road com Land Rover's, eu e minha esposa (ambos já nos 50!!) decidimos curtir longas viagens com outro ícone, dessta vez das motos "Harley".

Portanto, como estamos ainda na escolha da melhor opção, gostariamos de saber a opinião dos mais experientes para a aquisição da moto mais indicada. Somos apaixonados pela Ultra Glide - é a mais indicada??-

Abraços

Caio & Margaret
Porto Alegre RS
Você por aqui, menino ?
Quem diria, heim ?
Pelo visto desistiu de ser Lrocker (rs)...
Veja com mais carinhos os modelos Dyna e Softail...acho Ultra Glide meio "pesadinha"...(rs)
Abs
Marvila
Responder