Márcio vou dar o meu pitéco nessa história de pegar uma custom com pouca experiência, etc. Falo pela minha inciciação. Assim como tu primeiro fui a uma auto-escola e fiz a troca de categoria (eu já tinha CNH, mas de carro) aí fiz aquelas famigeradas aulas que não te dão a real siatuação encontrada nas ruas. Segundo: de posse da CNH para moto pensei, bom...(isso é o que eu achava certo ok! cada um cada um...rs) aí pensei com meus botões, cara preimeiro tu tens que te situar no trânsito, como te sai nesta situação envolvendo a condução já no meio do fervo. Primeiro comecei de forma devagar, no entorno, ali no bairro, depois me distanciando mais, pegando BR e entrando nos centros em sábados, onde o fluxo é menor. Daí de posse desta "dita experiência" o "dita" é porque você sempre está no estágio de estar sempre aprendendo, com seus próprios erros, suas cagadas, vamos dizer assim no trânsito...rss, depois aprendendo com os erros dos outros, onde eles erraram em tal acidente, etc. Para isso é ler relatos.marciocvital escreveu:Pessoal, já deixei essa pergunta lá no tópico de 1 custom para iniciantes e já tive alguns retornos, mas queria a opinião de vcs aqui que tem Harley.
Minha experiência com motos se resume as aulas que estou fazendo para tirar carteira...
Assim que tirar a carteira vou comprar a minha primeira moto e estou entre uma Shadow 750 e uma Iron 883.
Sei que são duas motos bem diferentes mas gostaria que opinassem sobre os prós e contras da Iron x Shadow.
Outro ponto: é loucura minha começar por alguma dessas 2? Minha intenção é começar beeem devagar, rodando primeiro só nos fins de semana em ruas tranquilas do bairro.
A máquina a escolher, pois é boa pergunta, eu escolhi para esta aprendizagem aí do relato acima uma neo de 115 cc ano 2008, que é o ano que tb entrei neste site motoscustom, como forista, a qual credito tudo que sei sobre motos, motor, condução e melhores maneiras de pilotagem, etc. A motoneta era com câmbio câmbio CVT. Acho que errei aí, pois poderia já ter pego uma outra moto com marchas, mas enfim... (fiquei com a neo 1 ano e meio).
Após mais de 3 anos e meio sem um veículo de duas rodas escolhi uma shadow 600 de 200 kgs (a neo pesava 108 kg...rs). Então o que fiz, antes de pegar a neo e nestes mais de 3 anos e meio....eu achei melhor fazer uma avaliação andando em motos de amigos (motos menores titãs, mirages, etc) isso muito esporadicamente.
No dia que fui retirar a shadow...tava aprensivo, mas ciente de que procurei fazer tudo de forma correta, cada sinal dado, troca de marchas, etc., assimilei o que era o principal para aquele momento. Aí aos poucos comecei todo aquele processo descrito lá acima, sair no entorno, na quadra de minha casa, depois mais longe, e mais longe, entrando em centros de cidades em momentos não tão congestionados e daí em diante deslanchei.
Detalhe! nunca ache que já é o "bam bam", pois quando achar isso é aí que o destino te prega uma peça. Conduza a moto de maneira defensiva e de forma tranquila. Independente do tamanho da moto ou da cc dela. Tudo é questão de calma e sinalizar pros outros o que tu quer fazer. tenha prudência sempre!
É a dica que eu adoto com a minha forma de pilotar, independente do peso da moto.
Um abraço!
Ah! das duas motos que tu queres escolher uma, o que te digo as duas são muito boas! aí depende do bundômetro...rs, ou seja, de tu sentar e ver como fica nelas, de dar uma volta se puder no estacionamento, na quadra, mas não puder, senta nelas e pende para um lado, para outro, mexa os guidãos e veja como tu te sente em cada uma delas.