Sou proprietário de uma HD Sportster XL 1200 Custom CB 14/14 e as vezes eu ando na Kawasaki Versys 650 13/13 do meu pai hehe.
Recentemente fiz um test ride em uma Kawasaki Vulcan 900 Classic e resolvi postar o que achei sobre a máquina tendo como referencia as duas motos citadas anteriormente. (Espero ajudar os colegas do forúm de alguma maneira
A Vulcan Classic é linda, enche meus olhos
Quando liguei Vulcan fiquei por um momento decepcionado com aquele grandioso motor e pensei na hora cadê o barulho ?? onde está a vibração do motor ?? Dois elementos que eu aprecio e muito na HD, quando eu ligo a moto aquele sentimento de nostalgia que surge, aquela sensação de motor bruto e indestrutível, quando acelero e o motor rugi e chacoalha a moto inteira se mostra disposta a devorar quantos km de asfalto apareça pela frente.
A Vulcan por outro lado possui um motor extremamente suave (vibra muito pouco) com um funcionamento linear (não embola marcha como a HD) muito gostoso de se ouvir e com certeza um ponto positivo para ela em viagens longas. (Meus ouvidos se cansam com certa rapidez do barulho da HD as vezes chego a ficar irritado e na Vulcan isso não chega nem perto de ocorrer.)
A HD tem mais potencia e torque que a Vulcan porém ela não deixa a desejar em absolutamente nada anda tão bem quanto.
O cambio da Vulcan não sei qual adjetivo usar para defini-lo mas é extremamente macio, preciso e fácil de achar o ponto morto basicamente o oposto do cambio da minha HD.
Outro ponto forte é a possibilidade de trocar marchas com o calcanhar, bem menos cansativo e economiza no sapato ( Não estraga a parte de cima do sapato devido as trocas de marcha).
No quesito refrigeração a Vulcan leva grande vantagem devido a refrigeração líquida que faz com que o motor transmita bem menos calor para as pernas do condutor. (O calor do motor da HD incomoda bastante no transito pesado e na chuva também é um problema já que a água em contanto com o motor quente evapora e começa a embaçar a viseira do capacete.)
O painel em formato de gota fica no tanque o que força o condutor a desviar a atenção do transito para o painel algo meio perigoso de ser fazer. ( Acho mais bonito do que um problema então para mim não é tão incomodo assim).
Quando me sentei na Vulcan Classic foi quando senti a diferença para valer em relação a minha HD.
O ponto forte da Vulcan é o conforto, o banco de gel do condutor é enorme e do garupa menor porém excelente o tamanho, ambos extremamente confortáveis. (De fato nunca vi bancos tão confortáveis, largos e espessos quanto da Vulcan ótimo para pessoas pesadas e altas como eu ** 2,02m de altura e 130kg**)
O guidão da Vulcan gostei por ser mais baixo e me permitir uma posição mais relaxada para conduzi-la. O guidão é grande e atrapalha passar no meio dos carros. Devido a largura do guidão isso exige bem menas força para fazer alguma curva ou manobra, é muito leve e fácil de guiar.
Outro ponto interessante são as pedaleiras em formato de plataformas que por mais que parecem besteira para alguns é puro conforto e senti que elas dão maior firmeza na hora de fazer curvas. Outro diferencial é que as plataformas são elevadas e não raspam nas curvas de jeito algum no asfalto o que é ótimo pois evita acidentes.
Outro e ultimo item que detona a minha HD é a suspensão. A Vulcan é um Ford Landau!!! A suspensão é maravilhosa absorve muito bem as irregularidades do asfalto inclusive costelas de vaca sem passar impacto para coluna ou dar fim de curso.
A HD simplesmente acaba com a sua coluna,dá fim de curso toda hora, pula feito boi bravo, oferece pouco conforto para o condutor e para o garupa nem se fala era melhor não ter banco para o garupa e outro detalhe importantíssimo a HD tem uma suspensão extremamente instável para quem nunca teve e vai andar em uma pode levar alguns sustos em alta velocidade.
Para ser sincero a suspensão da Versys 650 (Big Trail)passa tanto conforto e segurança quanto a Vulcan Classic.
Mas e ai vocês vão me perguntar qual das duas é mais moto?
Na minha opinião, de quem tem o mito Harley Davidson na garagem, a Kawasaki Vulcan Classic é muito mais moto que a minha HD por um preço mais baixo.
Outro pergunta que vocês vão me fazer é se eu pretendo trocar a minha HD por uma Vulcan 900 Classic.
Eu digo que sim, mas só no ano que vem pois a troca no momento financeiro em que vivo é inviável.