Kansas 150: Mudanças na relação
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra
-
Felipe garcia
vaz Z16
Amazonas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- diegocolvara
eu fiz quando tinha 100km;tive que aumenta 2 elos..e pra achar esse elo e fod*,tive que enjambrar 2 elos com retentor e emenda.
foi fod*..

foi fod*..
Kansas 150 = Cavalo de ferro
Fala Galera,
Minha moto não tem a mudança na relação, contudo o desempenho dela é muito bom.... viajo a uns 120km (mostrados no marcador da moto) sem dificuldades... Quando estou viajando qse nunca preciso reduzir... acho que só preciso qndo estou com minha esposa na garupa.
Agora vem a pergunta... será q vai valer a pena trocar a força da moto por maior velocidade final?
Chega a 120km num pulo(trocando as marchas no tempo certo)... e ando em 5 marcha na cidade com a moto marcando 45km/h... sem problemas...
A que velocidade eu terei que estar para engatar a 5.... vou ter muitas trocas de marcha com uma relação com final maior....
Essa é minha Kansas:
viewtopic.php?t=3210
Abraços,
Minha moto não tem a mudança na relação, contudo o desempenho dela é muito bom.... viajo a uns 120km (mostrados no marcador da moto) sem dificuldades... Quando estou viajando qse nunca preciso reduzir... acho que só preciso qndo estou com minha esposa na garupa.
Agora vem a pergunta... será q vai valer a pena trocar a força da moto por maior velocidade final?
Chega a 120km num pulo(trocando as marchas no tempo certo)... e ando em 5 marcha na cidade com a moto marcando 45km/h... sem problemas...
A que velocidade eu terei que estar para engatar a 5.... vou ter muitas trocas de marcha com uma relação com final maior....
Essa é minha Kansas:
viewtopic.php?t=3210
Abraços,
- diegocolvara
o cara...minha coloco a 5 marcha a 40 km/h,para manter a economia..vale a pena sim..100km/h a moto nem seti na estrada..e consumo media de 38 km/l muito baixo..com garupa, isso a 100 e 110 km/h..e o motor gira menos tendo uma durabilidade maior ,pq original é muito curta a relação,motor grita muito a 60km/h na cidade em 5 marcha..agora ta bom com pinhao 16 dentes..se tu nao gostar .coloca dinovo a original..custa 10 pila pinhao da vaz z16
Kansas 150 = Cavalo de ferro
Paulista, vc vai conseguir andar na cidade em 5a. na boa. A moto fica mais solta pra andar na cidade (50 km/h já está em 5a.) e grita menos na estrada. A idéia do alongamento da relação não é o ganho da velocidade final e sim o rodar a uma velocidade compatível com a estrada sem ter que estar sempre no limite de rotação do motor. Mesmo porque com um motor de 150cc vc não vai notar grandes diferenças na velocidad final, a não ser que seja numa descida longa e com a intenção de se chegar ao limite... Creio que vc vai gostar de colocar um pinhão 16 dentes(Vaz Z16). Pelo meu gosto, ainda vou alongar um pouco mais, mesmo que tenha que reduzir para 4a. em estradas com mais frequência. Vou procurar por uma coroa menor que a original de 38 dentes. Se alguém souber qual se encaixa, agradeço.
Mas para alongar não seria com uma coroa maior:?:
Pinhão menor e coroa maior alonga.
Se botar Coroa menor acho encurta.
Pinhão menor e coroa maior alonga.
Se botar Coroa menor acho encurta.
Vou tentar exemplificar: vc já andou de bicicleta com, por exemplo, 18 marchas? O conceito é o mesmo: se vc aumenta o tamanho do estrelado (pinhão no caso da moto), fica mais difícil de pedalar. Se vc diminui o tamanho da catraca (coroa na moto) também fica mais pesado. Ou seja: pode-se alongar a relação da moto aumentando-se o tamanho do pinhão ou se diminuindo a coroa. A receita anterior foi aumentar o pinhão original de 15 dentes para 16 dentes, mantendo-se a coroa original (38 dentes). A relação original é 38/15 = 2,53. Com o pinhão 16 e coroa original, ficou 38/16 = 2,375. Porém, não contente, tentarei alongar ainda mais. Como já dito anteriormente por outro colega, o pinhão 17 dentes não cabe na Kansas, pois raspa no motor. A alternativa que resta é colocar uma coroa menor. Espero ter ajudado...
Eu talvez tenha me confundido justamente pensando em bicicletas.
Na Bike, quando você coloca a corrente em uma catraca maior do pinhão(mais dentes) a bike fica com melhor arrancada e tração para ladeiras ou sprints, quando você passa para um menor (menos dentes) a bicicleta fica mais pesada desenvolvendo mais final mais velocidade e se também mudar para a coroa maior então fica ainda mais pesada, as bicicletas Speed por exemplo chegam até uns 70 km/h devida a sua Coroa enorme comparada com as Mtbs geralmente tem relação bem compacta e uma coroa bem pequena para desenvolver em terreno acidentado em médias velocidades.
Se meu raciocínio tiver certo, o pinhão deveria ser reduzido para se ter mais conforto em estrada em alta velocidade. porque a sugestão é aumenta-lo em relação a original?¿

Na Bike, quando você coloca a corrente em uma catraca maior do pinhão(mais dentes) a bike fica com melhor arrancada e tração para ladeiras ou sprints, quando você passa para um menor (menos dentes) a bicicleta fica mais pesada desenvolvendo mais final mais velocidade e se também mudar para a coroa maior então fica ainda mais pesada, as bicicletas Speed por exemplo chegam até uns 70 km/h devida a sua Coroa enorme comparada com as Mtbs geralmente tem relação bem compacta e uma coroa bem pequena para desenvolver em terreno acidentado em médias velocidades.
Se meu raciocínio tiver certo, o pinhão deveria ser reduzido para se ter mais conforto em estrada em alta velocidade. porque a sugestão é aumenta-lo em relação a original?¿
tenho muita prática nisso.. pinhão maiore/ou coroa menor mais velocidade ou relação alongada e vice versa, dentro da proporção da mudança.
por exemplo de pinhão 15 para 16 é +- 7% de diferença ou seja, vc vai ter +- 7% a mais de velovidade com a mesma rotação ou +- 7% menos rotação para a mesma velocidade.
na coroa por ex de 38 dentes para 34 dentes resulta em +- 10% de diferença, idem ao anterior.
agora uma pergunta: esse pinhão é o mesmo das cgs? esse motor não é quase um cg, então deveria caber o pinhão 17. outra coisa importante: trocar pinhão é muito mais rápido e fácil do que coroa,principalmente nessa fase de testes.
por exemplo de pinhão 15 para 16 é +- 7% de diferença ou seja, vc vai ter +- 7% a mais de velovidade com a mesma rotação ou +- 7% menos rotação para a mesma velocidade.
na coroa por ex de 38 dentes para 34 dentes resulta em +- 10% de diferença, idem ao anterior.
agora uma pergunta: esse pinhão é o mesmo das cgs? esse motor não é quase um cg, então deveria caber o pinhão 17. outra coisa importante: trocar pinhão é muito mais rápido e fácil do que coroa,principalmente nessa fase de testes.
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!
GENTILEZA GERA GENTILEZA
GENTILEZA GERA GENTILEZA
Caro Spywally, acho que a dúvida está em entendermos o que é pinhão e o que é coroa. Na bike, estrelado fica próximo ao pedal e catraca na roda. Na moto, pinhão fica no motor e coroa fica na roda. Se o raciocínio for esse, dá pra entender o dito acima. Quanto à troca do pinhão, sem dúvida que é mais fácil, pois é o mesmo da CG 125. É só tirar um, colocar o outro e aumentar uns gomos da corrente. Se couber um pinhão 17 dentes, é muito mais simples do que adaptar uma coroa menor, mas alguém já disse que o pinhão 17 raspa no motor... Então vamos aguardar novas tentativas... Quando eu conseguir alguma, informarei aqui... abraço.