Esses dias encontrei no Blog "Infernais Los Pedros Motorcycles os "embornais de ferramentas" (estojos de ferramentas) bem simples e muito práticos, feitos com retalhos de couro.
O texto acima me chamou a atenção, pois quando eu viajo, carrego uma oficina inteira na moto. Entretanto, quando realmente precisei usá-las à beira da estrada, usei as mesmas poucas ferramentas de sempre, a maioria delas idênticas às citadas no blog - confirma-se dessa forma o bom e velho Teorema de Paretto: 80% dos problemas resolvem-se com 20% das ferramentas, eheheh...Baseado no estojo de instrumentos de dentistas e cirurgiões de antigamente, o blog dos ILPM está lançando o Embornal de Ferramentas MALVADÃO...
...O objetivo deste embornal é permitir que suas ferramentas prediletas sejam carregadas devidamente protegidas por um case resistente, que pode ser "desenrolado" sobre o banco da moto numa boa, facilitando a acesso às ferramentas, sem risco delas caírem ou de perder tempo procurando aquela chave allen no meio de 150 outras...
Já ví de tudo. Gente que leva Locktite, gente que leva filtro solar, gente que leva um jogo completo de 150 peças de ferramentas (em milímetros) cujo uso se restringe a 1/10 do que carrega. Também já ví nêgo com um bom jogo de ferramentas mas muita coisa que não serve prá nada...O segredo de um bom jogo de ferramentas para viagens e pequenas emergências é conhecer a moto, identificar as necessidades para não carregar peso morto...
...As chaves que carrego: boca de 1/2", 3/8", 5/8", 9/16", 11 mm, 10 mm, 9 mm, allen 1/4", 1/2" e outras, torx T25, T27, T35 e outras, alicate multifunção com fenda, phillips, canivete, etc, abraçadeiras, fusíveis de 15A, lâmpada da lanterna etc etc etc...
Eis abaixo o conteúdo do estojo de ferramentas que costumo carregar em viagens:

Neste fim de semana, encontrei em casa uns retalhos de couro e resolvi fazer o meu próprio embornal de ferramentas.

De saída um problema: como minha rebitadeira está estragada, resolvi fazer o embornal do jeito antigo, colado com adesivo de contato...

...e costurado com tiras de couro, no "melhor(?) estilo apache":

Com o embornal praticamente pronto, é chegada a hora de escolher as ferramentas "definitivas":

Essas foram as ferramentas que sobraram, eheheh:

Ps. Segundo a "Lei de Murph" qualquer uma das ferramentas que não foi escolhida será a que eu vou precisar na próxima vez, eheheh...
O último passo foi fazer um "mandrakismo" para envelhecer o couro, fazendo com que o embornal ficasse com uma aparência de uma coisa com décadas de uso: